Finanças - Ferramentas inovadoras de gestão para o agronegócio: Balanço Patrimonial Gerencial


A importância dos processos para controlar as informações da fazenda

 

O agronegócio “dentro da fazenda” já demanda a implementação de uma série de processos para controlar a informação, e quem não caminhar nesta direção perderá o poder competitivo no seu negócio. Hoje ainda é possível conviver com alguma informalidade no ambiente agro, mas este perfil de produtor já perde oportunidades por deixar de utilizar estas ferramentas.

 

Verificação de Renda e do Patrimônio no Agronegócio

 

O novo modelo de gestão deve aplicar princípios básicos para verificação da renda e do patrimônio, tal como as empresas de mercado o fazem.

 

Uma PJ (Pessoa jurídica) deve por lei montar um balanço patrimonial a cada ano, e neste momento apura-se a renda e é validado o patrimônio daquela empresa. No caso dos Grupos Familiares do agronegócio, a ferramenta consiste na montagem de um Balanço Patrimonial Gerencial, que nada mais é do que a compilação das informações relacionadas às pessoas físicas daquela família, e formatação para uma boa visualização do Patrimônio Líquido, além de outros dados, que nos permitem gerar indicadores importantes no processo de gestão das propriedades rurais.

 

Estes indicadores vão muito além das sacas de soja ou arrobas produzidas em cada hectare, e remetem a uma visão ampla sobre o negócio e sobre a apuração da renda.

 

Não deixe o gerenciamento em segundo plano

 

Na nossa base de dados, a grande maioria dos casos mostra ausência na avaliação formal de patrimônio, assim como não existe o costume de se montar um orçamento anual com os custos e receitas estimadas. O foco e gosto dos produtores rurais pela parte produtiva, acaba por deixar em segundo plano o gerenciamento detalhado das finanças e do patrimônio, e é neste momento que podem estar deixando muito dinheiro “na mesa”.

 

A partir do Balanço Patrimonial Gerencial, os indicadores, incluindo solidez e liquidez deste Grupo Familiar, passam a ser analisados e utilizados de maneira inovadora. Com isso os processos para tomar decisões ficam mais assertivos e muito mais embasados. O melhor de tudo: montar este Balanço não é um bicho de sete cabeças como pode parecer para alguns! É um processo prático, que apenas não está instalado na cultura do empresário do campo e que vale a pena ser assimilado!

 

Por Daniel Pagotto.

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: