Finanças - Os 5 passos essenciais para apurar o lucro da sua fazenda


Quando chega o final de cada ano, você consegue apurar o lucro do seu negócio agro? Consegue analisar e medir a sua evolução e os progressos que conseguiu realizar?

 

Já estávamos no final de maio quando recebemos a ligação do advogado João Carlos que estava chateado com a situação da propriedade que herdou dos pais. Após cinco anos do falecimento do pai, ele não conseguia mais manter o entendimento com o seu irmão Pedro (agrônomo e gestor da fazenda) sobre a gestão do negócio, por uma questão aparentemente básica: Pedro nunca conseguiu apurar e demonstrar os resultados financeiros, este fato gerava um grande desconforto entre os irmãos, a ponto de ocasionar uma ruptura na sociedade e também nas relações fraternais.

Ocorre que Pedro e João Carlos não estão sozinhos. Segundo nossa base de dados, com mais de duas mil amostras, 81% dos gestores de fazendas não conseguem validar um modelo de finanças para fazendas e responder questionamentos com precisão e confiança necessárias para tocar um negócio com ativos de alto valor. Isso acontece porque a maior parte desses produtores concentra quase a totalidade dos seus esforços com as questões operacionais da fazenda, e com isso o ambiente financeiro acaba se perdendo no percurso. 

É o seu caso também? Se sua resposta foi positiva, fique tranquilo(a)... existe luz no final do túnel!

Antes de mais nada precisamos entender o “porquê” de ter um modelo de finanças para fazendas, isso vai muito além da geração de números, envolve a continuidade do legado patrimonial e seus valores, normalmente constituído por gerações anteriores, e poucos se atentam a esse ponto.

João Carlos e Pedro de fato não conseguiram superar o conflito. Eles deixaram de ser sócios e tiveram o ambiente familiar dividido, como ocorre em inúmeras situações e quem sabe você conheça algum caso semelhante.

Vivenciamos casos assim diariamente na TRATTO e a maioria deles, infelizmente, buscam ajuda quando já é tarde demais. Para evitar esse tipo de situação, desenvolvemos um método para quem atua no campo, e não tem formação em finanças, que dará o conforto necessário para seguir com seu negócio familiar sustentável e equilibrado por várias gerações.

A essência deste nosso modelo de finanças para fazendas, possui os seguintes pontos vitais:

  1. Criar um orçamento anual: Elabore o provável cenário de receitas e despesas do seu negócio, com projeções para os próximos 12 meses.
  2. Controle e gestão do fluxo de caixa: Consolide e faça um balanço do real e do orçado a cada trimestre, a fim de comparar os resultados e poder ajustar suas estratégias para os próximos meses. Assim, você não é pego de surpresa com a discrepância nos resultados planejados e reais, como também garante a melhor gestão e controle de riscos.
  3. Estruturar um balanço patrimonial gerencial: Por lei, o balanço patrimonial é exigido apenas às Pessoas Jurídicas (PJs). Contudo, para melhor análise da evolução do negócio a cada, também é necessário para as Pessoas Físicas (PFs). Vale ressaltar que estamos falando de um balanço “gerencial”, com ajustes para uma praticidade na inserção de dados.
  4. Validar um controle de riscos financeiros: Crie indicadores de riscos financeiros, eles permitem a criação de regras e garantem uma margem de segurança para investimentos e controle dos riscos. Devemos entender que se possuirmos uma dívida saudável, com aplicação correta do capital, juros coerentes e prazos longos, a geração de caixa no seu negócio será ampliada e os lucros potencializados.
  5. Reportar as informações aos sócios e herdeiros: Um dos maiores erros que deparamos com as famílias que nos procuram é a falha de comunicação entre os familiares sobre a situação do negócio. Uma solução é o gestor se posicionar como um executivo e reportar aos interessados o desenvolvimento e ações da fazenda, conseguindo assim, mais confiança de todos. Além disso, um ambiente de discussão saudável e controlado para as estratégias é essencial para a sustentação, fortalecimento e continuidade do legado já existente e possibilita criar uma situação que dará conforto a todos: previsibilidade.

A aplicação desses pontos apoiará a evolução e transformação da gestão do seu negócio.  

 

Se quiser saber mais sobre este tema e se aprofundar no assunto baixe o nosso e-Book gratuito, basta clicar no link abaixo.

E-book de Finanças (clique aqui)

 

Por Daniel Pagotto e Equipe TRATTO.

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: