Liderança - Fazenda Blockbuster: se mantenha longe da extinção!


O ano era 2000. A Blockbuster vivia um grande momento e crescia sua rede de lojas, com foco em locação de filmes. É bem possível que você já tenha estado em uma dessas lojas, que chegaram ao Brasil em 1995. Quem nunca pagou multa por devolver os filmes com atraso, em tempos de videocassete?

Nessa onda de crescimento, o então presidente da rede, John Antioco, recebeu em Dallas 4 acionistas de uma empresa que poderia ser a próxima aquisição da Blockbuster. O preço pedido foi 50 milhões de dólares, mas não houve negócio porque este valor parecia caro demais. 

O nome desta empresa: Netflix.

Em 2020 a Netflix valia algo ao redor de 158 Bilhões de dólares (3160x mais!!). Já são mais de 15 milhões de assinantes só no Brasil, e no mundo está na casa dos 170 milhões.

A Blockbuster não resistiu à evolução e não existe há tempos. Insistiram em uma estratégia que funcionou bem por um tempo, mas cometeram o erro fatal de não olhar para o futuro e se adaptar com a devida velocidade.

TRATTO Consultoria

No agronegócio estamos passando neste exato momento pela maior revolução tecnológica e de gestão, por conta da oportunidade e desafio de liderar a produção de alimentos no mundo. E você pode fazer parte disso por mais algumas décadas.

Porém...

- 9 de cada 10 fazendas ainda não possuem sistema minimamente organizado de gestão;

- 8 a cada 10 não conseguem calcular o lucro (ou prejuízo) ao final de cada ano.

São as Fazendas Blockbuster, que logo sairão do mercado se não enfrentarem a demanda por gestão e aplicação em tecnologia.

Mas como dar os passos corretos para não sumir do mapa?

A resposta é simples, e envolve 3 grandes posicionamentos:

1 - Seja uma empresa como qualquer outra

Só assim você conseguirá separar razão e emoção, e o seu prazer por trabalhar no ambiente rural será uma ferramenta de crescimento, e não de destruição. A paixão não pode te cegar, ou você estará em apuros... 

2 - Visão de Águia

O líder deve saber olhar tudo o que acontece dentro e fora do ambiente da fazenda, com visão ampla. Economia local e global, tendências mercadológicas, tecnologia e inovação, ambiente jurídico, alinhamento familiar... são temas hoje demandados para qualquer projeto agro.

3 - Mente adaptada a mudanças (ATENÇÃO AQUI!)

O termo do momento para isso é Mindset de Crescimento. Envolve você ter a capacidade de aprender, desaprender, e reaprender tudo de uma nova maneira. Isso não é fácil. Quase tudo o que você aprendeu 10, 15 ou 20 anos atrás não vale para hoje: desde a distância entre linhas para o plantio de uma cultura, passando por eficiência alimentar de bovinos, e pelos sistemas de informação que te ajudam a ter seus dados atualizados. Mas muitos possuem o que hoje chamam de "Mindset Fixo" que, em resumo, é aquele pessoal que ainda diz: "fazemos isso há 30 anos e sempre deu certo". 

 

Não existe segredo!

Basta correr atrás daquilo que fará diferença no seu negócio, começando pela mudança de perspectiva...

Persista na sua disciplina. O cérebro humano precisa de exercícios constantes para internalizar uma informação. E isso não se aprende na faculdade de agronomia, zootecnia ou veterinária, e nem no dia a dia na fazenda.

... Mas você pode aprender agora!

Continue lendo... e você terá a explicação mais simples possível sobre isso. Serão apenas mais 2 minutos, que poderão te ajudar nessa reprogramação e otimizar seu desempenho...

 

Para efeitos didáticos, pesquisadores dividiram o cérebro humano em 2 sistemas. Aqui vamos chamá-los de Tico e Teco (Fica mais familiar).

TRATTO Consultoria

O sistema 1, ou interno, é a memória inconsciente, aquele que toma decisões mais rápido, sem muito esforço, pouco gasto de energia e é responsável pelo pensamento automático. Aqui é para onde vão os seus conhecimentos já aprendidos. Ele está sempre agitado e é quem toma as decisões, assim como o Tico, esquilo dos desenhos animados da Disney, irmão do Teco.

O sistema 2,  externo, é o sistema executivo, requer esforço e atenção para aprender e consome mais energia. Onde são recebidas as primeiras informações, quando você mais precisa se esforçar para, enfim, transmitir os conhecimentos ao sistema interno. Mais conhecido como Teco. Diferente do irmão, o Teco é devagar... e vive em função do Tico.

Um exemplo simples para compreender como funciona os dois sistemas, é quando estamos aprendendo a dirigir: o início pode parecer complicado, atrapalhado, você só consegue pensar em dirigir, não consegue ouvir música e nem conversar. Esse momento, se dá no sistema externo (Teco), mais esforçado e concentrado para aprender.

Com o tempo e prática, dirigir se torna automático, ouvir música e conversar são comuns e não te distraem em uma uma conversão ou troca de marcha. Nesse momento, você aprendeu a dirigir, e essas informações já se realocaram para o sistema interno da sua mente (Tico), necessitando de menos energia para funcionar.

Entendeu onde quero chegar?

Transformar-se em um dono de uma empresa em forma de fazenda não é fácil, e exige muito esforço e prática. São necessários estudos diários, leituras, fugir do seu ambiente de conforto, pesquisar dados que ajudarão na sua própria evolução e, consequentemente, da sua fazenda também (acesse o nosso método de estudos 144 minutos)

O seu sistema 2, o Teco, precisa estar em constante trabalho, estudando e aprendendo, e só assim esses dados serão transmitidos ao seu sistema 1, Tico, transformando sua mente e acostumando-a a pensar como um verdadeiro executivo de fazendas. Pensando além da paixão pelo ambiente agro e tomando as melhores decisões para o seu crescimento e, quem sabe, até se tornar referência no meio ao seu redor.

Enfim... Não seja a próxima Blockbuster, invista na sua evolução e não morra na praia! Você pode muito mais do que apenas seguir os métodos tradicionais de gestão. Existem muitos caminhos para desbravar e não deixar que as mudanças forcem o seu desligamento do próprio meio! (sugestão: acesse nosso artigo A estratégia do oceano azul e a sua fazenda)

 

SEU ÚNICO LIMITE É AQUELE QUE VOCÊ COLOCAR NA SUA MENTE!

E por hoje é só!

Contamos contigo nesta saga que é produzir alimentos para o mundo! Você pode mais, e deve conhecer e usar as ferramentas que vão te levar a este novo patamar.

Enfrente. Vai dar certo ao final.

Daniel.

 

E se quiser acessar um conteúdo completo sobre mentalidade clique aqui!!

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: