Estratégia - A estratégia do oceano azul e a sua fazenda


Existe um vínculo próximo entre a origem e razão de existência da TRATTO e o Cirque du Soleil. Envolve um conceito chamado de "Estratégia do Oceano Azul".

Acompanha a história comigo...

 

durante a pandemia vi um artigo no canal Informacionei, do amigo Vini Bonfim, que dizia o seguinte:

"CIRQUE DU SOLEIL PODE DECRETAR FALÊNCIA"

Mencionava um artigo da agência Reuters, descrevendo um cenário muito difícil para uma das empresas mais inovadoras do planeta nos últimos 50 anos.

Caso não conheça o Cirque du Soleil, recomendo que busque na internet, e assista alguns de seus espetáculos. Garantia de ótimo entretenimento.

 

E para ancorar nossa discussão, descrevo aqui, em poucas palavras o conceito que criaram em um período que os circos tradicionais passavam por dificuldades e queda de audiência, principalmente em decorrência de críticas e boicotes por conta de maus tratos aos animais que participavam de seus shows:

"Criaram um espetáculo com características inconfundíveis, com performances espetaculares, sem uso de animais, oferecendo a sofisticação intelectual das artes e do teatro a um público adulto", ante o foco em crianças que sempre foi priorizado nos circos tradicionais. Souberam manter e aperfeiçoar, apenas os elementos essenciais da satisfação dos espectadores: palhaços, acrobacias, e a tenda.

Mais que conquistar um mercado inexplorado na época, criaram algo tão inovador a ponto de tornar a concorrência irrelevante. O resultado é que logo passaram a ser a maior referência mundial em seu mercado, e ainda se mantém nesta posição, 36 anos após sua criação, em 1984.

Assim, um clássico "Oceano Azul" foi criado, e os resultados até então superaram quaisquer expectativas de seus criadores.

TRATTO Consultoria

Mas Daniel... Como isso "conversa" com meu negócio agro, ou minha fazenda? E me explica o conceito do Oceano Azul...

Bem...

Quando este período conturbado já se controlando, o cenário do seu negócio agro até poderá ter sido positivo. A probabilidade aumenta em virtude das suas ações e proatividade neste tempo.

De todo modo, para diversos setores e mesmo para muitos no agro, um esforço gigantesco pode não ser suficiente.

No caso do Cirque du Soleil, que é uma empresa de origem canadense, a reportagem fala sobre demissão de 95% de sua equipe, e cancelamento de shows em 50 países.

Não é para parecer dramático, mas segundo um estudo do SEBRAE (datado de abril/2020), estima-se que 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de trabalhadores foram demitidos no Brasil já por conta dos efeitos econômicos da pandemia. Isso assusta qualquer um, concorda?

 

O CONCEITO DO OCEANO AZUL

Já mencionei em artigos anteriores a minha sensação, enquanto gestor de um Banco Agro, de que sabíamos mais dos riscos dos nossos clientes do que eles próprios. Era uma discussão cultural, pois olhavam as questões operacionais como fundamentais para seu sucesso, e com muita confusão entre paixão pelo agro e performance no negócio.

Estávamos em 2013, e tinha ideia de criar algo novo, que ajudasse mais famílias do agro na continuidade de seus negócios, com a mesma visão crítica que buscávamos para a concepção de crédito aos clientes. 

Durante meus estudos, encontrei o livro “A estratégia do oceano azul” dos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Esta literatura foi o divisor de águas para a criação da TRATTO como é hoje.

A tese do livro envolve criar um modelo único e diferenciado de negócio, onde a concorrência não existe no início, e você navega por um "Oceano Azul" entregando produtos diferenciados, e que mudam a percepção dos clientes sobre o que até então era tido como verdade absoluta. E a história do Cirque du Soleil foi o melhor exemplo reportado dentro deste livro.

TRATTO Consultoria

O Cirque du Soleil não buscou superar o seu maior concorrente, ele decidiu entrar no Oceano Azul. O lugar onde ainda temos mercados inexplorados (ou ao menos pouco explorados) e ter a liberdade de criar novas demandas.

Foi partindo dessa premissa e exemplo que surgiu a TRATTO, dentro de um Oceano Azul, onde o que nos diferenciaria seria a nossa atuação e as experiências que poderíamos levar para as famílias do agro. Decidimos focar 100% na gestão das fazendas, ponto que muitas vezes não está no radar de alerta do produtor rural com o devido peso...

Voltando para o nosso cenário atual, podemos ver grandes mudanças em diversos setores e novos oceanos azuis sendo criados. As necessidades das pessoas mudam com o tempo, e você deve mirar bem à frente do alvo para conseguir atingi-lo, e assim chega ao seu objetivo.

Assim como o Cirque du Soleil, pode parecer complicado, mas não impossível trabalharmos a frequente inovação, ou até reinvenção de nossos negócios. E não é uma questão de adaptação, mas sim sobrevivência. Por isso atente-se às mudanças e mantenha-se em constante atualização.

Ah.. No meio da crise e possibilidade de fechamento, o Cirque du Soleil não deixou de inovar. Sim, eles agora têm o CirqueConnect, uma plataforma que reúne diversos conteúdos digitais e alguns trechos de espetáculos. Além disso, estão iniciando uma experiência em realidade virtual nos bastidores e palcos, videoaulas com os funcionários e até playlists no YouTube e Spotify. Estão se reinventando mais uma vez.

Então me diga, por que você deixaria de inovar? O mundo sempre vai pedir isso, e a crise atual deve acelerar a mudança de hábitos e demandas em todos os setores. Isso inclui quem está no agro e vende commodities.

TRATTO Consultoria

Encerro com a foto que tirei da minha família em dia de Circo, ano passado.

 

Um abraço,

Daniel.

 

Gostou do post? Saiba mais sobre nós e aproveite para baixar um conteúdo sobre gestão de fazendas, clique aqui!

 

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: