Pessoas e Liderança - O esforço acima da média vai te diferenciar nas suas conquistas!


Resolvi hoje contar a história de um cara que acompanhei por vários anos, e que fez a diferença por uma razão específica.

Você vai saber do que estou falando. Persista para ler até o final... existe um motivo para isso e você vai entender se chegar lá...

"Um líder, para fazer diferença, precisa criar qualidades e habilidades diferenciadas"

O mais interessante é que é possível criar e cultivar isso através do esforço. Pode acreditar. Precisamos buscar uma versão melhor de nós mesmos, e isso não tem limite.

Todo o seu verdadeiro potencial para atingir seus objetivos é desconhecido, mas você pode exercitar isso pela paixão, esforço e pelo treinamento empregado naquilo ao longo do tempo.

O interessante desse ponto é que adotando esse pensamento, você começará a se apaixonar pela busca do desenvolvimento e aprendizado. Mesmo quando as coisas não forem bem, você terá vontade de prosseguir cada dia mais. Isso vai fazer com que você prospere mesmo nos momentos mais difíceis e desafiadores da sua vida, porque você irá além dos seus limites. E é isso que vai te motivar.

A busca pelo aperfeiçoamento vai te deixar atento para aprender algo novo e desenvolver-se. O fracasso não existe, o que existe é apenas a ausência de crescimento.

Logo, não obter êxito naquilo que você dá valor ou quer conquistar, significa que você não está atingindo seu potencial. Normalmente, tentamos o nosso melhor, mas poucas vezes fazemos o nosso melhor.

O esporte nos dá exemplos a serem seguidos. Agora vou contar a história de alguém que superou todas as expectativas e vai demorar para aparecer outro para bater suas marcas: Michael Phelps. Conhece ele?

 

TRATTO Consultoria

 

Foi um nadador americano que conquistou 37 recordes mundiais e conseguiu o maior número de medalhas de ouro olímpicas: 23 no total, em quatro edições (entre 2004 e 2016).

Bem... Mas qual o segrego para uma performance tão excepcional?? 

A natação era meu esporte preferido na infância. Com o passar dos anos, continuei nadando e acompanhando os grandes nadadores. Quem já nadou 5 ou 6 dias por semana, por várias horas (sim, já fiz isso por alguns anos da minha vida), sabe da dificuldade que existe neste esporte, e da dedicação necessária para os resultados surgirem. Alguns centésimos de segundo separam a glória do fracasso.

O caso dele permite afirmar que não precisamos necessariamente ter um dom único e especial, mas podemos atingir nossos sonhos e objetivos com uma única palavra: ESFORÇO.

Phelps é um modelo próximo de nós, porque era uma pessoa comum, mas tinha um grande sonho. E ainda muito novo ouviu do seu treinador que poderia ir a uma Olimpíada, e ter bons resultados. Ele teve as mesmas oportunidades que seus “adversários”, mas conseguiu se destacar.

O seu segredo?.... Podemos resumir em poucas palavras quando esteve no Brasil, em 2019, falando ao mercado financeiro, e comentando sua performance em 2016, na olimpíada do Rio de Janeiro:

"Treinei 365 dias por ano para a Olimpíada. A maioria das pessoas não faz isso. Mas são essas coisas que nos fazem ter sucesso". 

Agora te pergunto....

Você se visualiza assim? Com grandes conquistas e realizando seus sonhos (Aqueles que você acha impossíveis de acontecer)?

Te garanto que eles podem acontecer, mas você vai precisar “desaprender” algumas coisas, e vícios, e criar um esforço em direção ao seu objetivo. Somente o esforço acima da média vai te dar a diferenciação para atingir resultados reais, verdadeiros, e pelos quais você será lembrado por muito tempo.

Mas afinal, o que tudo isso está relacionado com o agro, com a sua fazenda? 

Vou compartilhar com você algumas coisas que aprendi com a história do Phelps, muito bem resumidas em um artigo da jornalista Naiara Bertão, de 2019, e por onde tento me balizar para a minha vida no dia a dia, e também recomendar aos que participam à minha volta.

Vamos lá:

1. Esforço diário (dedique-se diariamente na sua evolução)

Esse ponto acredito que seja um dos mais importantes para o sucesso do Phelps, pois ele treinava diariamente, inclusive nas datas comemorativas e feriados. Se ele fizesse uma pausa, os próximos dois dias seriam para recuperar o ponto do treino em que estava. Ele precisaria treinar com muito empenho para retornar ao ponto da sua evolução. Para trabalhar com o tempo ao seu favor, ele treinava diariamente. Logo, estava treinando a sua evolução todos os dias. Assim, ele só tinha dias para progredir e nenhum dia para recuperar o ponto anterior. Assim como ele, temos que ter o nosso esforço diário para estar evoluindo. Não significa deixar de fazer as coisas que gostamos e ficarmos presos a isso.

Portanto: Tenha o hábito de todo dia estar se desafiando, estudando, treinando ou aprendendo algo novo conforme seus objetivos. É esse esforço a mais que vai proporcionar um resultado acima da média.

 

2. Trace metas

Quais são seus objetivos? Crie metas ligadas aos seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Esteja focado no seu propósito, aquilo que te faz levantar todos os dias e te traz alegria. O mais importante é ter metas que liguem ao seu propósito. Cuidado com os pensamentos a curto prazo e imediatistas, pois o sucesso está associado ao planejamento a longo prazo. Desde cedo Phelps vislumbrava ganhar uma medalha de ouro em olimpíadas, mesmo isso estando muito distante naquele momento. Ele sabia que a cada ano deveria melhorar seus tempos dentro da piscina.

Portanto: Defina seus objetivos de evolução, do que fazer neste ano, mas também como quer que a fazenda e o negócio estejam no momento de passar à próxima geração. Só assim ações mais assertivas serão executadas.

 

3. Sempre se espelhe nos melhores e aprenda com eles

Assim como o Phelps, tenha o hábito de ser assessorado por profissionais, ou técnicos que sabiam muito daquele assunto que você busca. Ao invés de ficar seguindo conselhos mal embasados ou achismos, utilize seu tempo de forma produtiva e se apoie em gente que possa te ajudar no seu crescimento. Claro que nem sempre teremos pessoas assim próximas a nós, mas para isso temos os livros, pesquisas, documentários, entre outros. O importante é que você busque passar mais tempo com pessoas melhores que você (que entendam mais do assunto que busca).

Portanto: Se você é o mais preparado de certo grupo, ou de uma turma... é hora de arrumar um lugar novo onde você seja o pior. Assim vai aprender mais e evoluir.

 

4. Prepare-se para os riscos e adversidades

Mesmo com todo o apoio, sempre surgem adversidades que podem comprometer o seu crescimento. O planejamento de ações para quando algo ocorrer fora do esperado, te ajudará a não sair do foco. Phelps treinava com frequência em condições adversas justamente para conseguir lidar com situações fora do ideal. Em uma competição, ele teve um problema com seus óculos ao saltar na água e isso não o impediu de vencer e bater o recorde mundial nos 200 metros borboleta. Ele sabia que isso aconteceria em algum momento.

Portanto: Se prepare para fatores que você não poderá controlar, mas que vão aparecer. Pode ser uma crise econômica, clima, e mesmo uma pandemia ou uma guerra. Seus riscos devem estar metrificados.

 

5. Saiba o momento certo de parar

Tenha autoconhecimento para saber o momento de parar e deixar seu legado. Michael Phelps sabia que poderia performar bem em 2016, já "velho" para a natação (tinha 31 anos na época), mas sabia que seria a última olimpíada. Com isso, conhecer seus limites e até onde seguir é um ponto importante. Abordamos muito este assunto quando discutimos as interações familiares e sucessão nas empresas familiares do agro... São poucos os patriarcas que acertam o momento de deixar a liderança para a geração de baixo.

Portanto: Pode acreditar que ninguém vai performar bem eternamente, e você deverá ter a humildade e sabedoria para deixar a outros, as funções que você fez bem por muitos anos. As mudanças estão cada vez mais rápidas.

Enfim... Espero que você consiga aplicar alguns desses pontos e nos conte mais adiante sobre os resultados. Tenha coragem e suba a montanha, mas antes disso, saiba qual é a sua montanha.

 

Um abraço,
Daniel e Equipe TRATTO.

 

Comece agora o seu processo de evolução! Clique aqui para saber mais!

 

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: