Pessoas e Liderança - Sabe qual é o melhor ativo para se investir em tempos de crise?


Não creio que passaremos tão cedo por algo que afete tantos ao mesmo tempo, como o que estamos passando agora…

Espero que o conteúdo possa te ajudar hoje, e o tema não poderia ser mais atual.

Bem... Minha última viagem (antes da “reclusão da pandemia”) foi para Vitória/ES. Fui ver amigos empresários, e dedicamos 3 dias para a evolução pessoal e dos negócios de cada um, através do nosso Grupo de Estratégia. Considero esse o melhor modelo de interação e aprendizado para quem lidera um negócio.

Enfim, um destes amigos é o Bruno Corrêa, que durante o encontro nos deu uma super aula que envolvia "garantir o futuro financeiro de nossos filhos". Mas isso não será o foco de hoje.

O fato é que, quase por telepatia, na semana seguinte ao encontro, eu e o Bruno estávamos escrevendo sobre o mesmo tema, e discutindo o mesmo livro, para transmitir a mesma mensagem. Ele publicou seu artigo (assim fiquei sabendo da coincidência), e gostei tanto que desisti de completar o meu e pedi permissão para usar o conteúdo dele aqui.

Simples, direto e inspirador. Espero que goste…

 

 

O MELHOR ATIVO PARA SE INVESTIR EM TEMPOS DE CRISE

[Por Bruno Corrêa - @bruno.correa._]

"Antes da descoberta da Austrália, as pessoas do Antigo Mundo estavam convencidas de que TODOS os cisnes eram brancos. Esta era uma crença inquestionável por ser absolutamente confirmada por evidências empíricas.

Deparar-se com o primeiro cisne negro pode ter sido uma surpresa interessante para alguns ornitólogos, mas não é aí que está a importância dessa história.

Ela simplesmente ilustra uma limitação severa no aprendizado por meio de observações ou experiências e a fragilidade de nosso conhecimento.

Uma única observação pode invalidar uma afirmação originada pela existência de milhões de cisnes brancos.

Tudo que se precisa é de um único pássaro negro."

O texto acima é de Nassim Taleb, em "A Lógica do Cisne Negro", que aliás, se não leu, aproveite e o faça na quarentena.

O fato é que Taleb cunhou um novo termo para eventos raríssimos, que por definição, são impossíveis de se prever através de qualquer modelo probabilístico.

A pandemia em que estamos vivendo é um CLÁSSICO cisne negro! Surge do absolutamente nada, sem que ninguém no mundo tenha a menor ideia, até que surja.

Cisnes negros costumam fazer estragos no mercado financeiro. Muitos perderam tudo. Outros, alavancados, perdem mais do que tinham.

Outros, poucos, ganham muito dinheiro no meio das crises.

Existem maneiras simples e eficientes de se investir, de forma que crises como essa, do ponto de vista financeiro, não causem impacto quase nenhum. Quem investe dessa forma consegue dormir tranquilo.

Mas como toda crise gera oportunidade, muita gente tem me perguntado se não é uma boa investir agora que está tudo a preço de banana e qual o melhor ativo para se investir*.

Existe um ativo que é disparadamente o melhor de todos. Se você não está investindo nele nesse momento está perdendo a melhor oportunidade da sua vida.

Esse ativo é você! Invista o máximo que puder em você. Assim será capaz de mudar o mundo!

Viva generosamente! Não importa se você tem dinheiro ou não. Seus objetivos de vida devem girar em torno 5 ações: ensinar, entreter, inspirar, informar e fazer as pessoas sorrirem.

*Se quiser saber sobre finanças, mande um direct para ele pelo insta: @bruno_correa. E segue ele, vale a pena.

 

 

SOBRE CISNES NEGROS E INVESTIMENTOS PESSOAIS

Acima está o livro em questão. A leitura dele fará você compreender melhor o momento atual, e para se preparar para outros Cisnes Negros que o agro brasileiro deverá enfrentar.

Vou complementar com um breve relato do que acontece dentro deste Grupo de discussões estratégicas: ajudamos e somos ajudados, e muitas vezes ouvimos o que não queremos ouvir.

Este é o grande ponto...  quando existem pessoas com propósitos semelhantes e confiança mútua, as críticas são duras, mas sempre são construtivas, e assim crescemos, evoluímos.

E para sua reflexão final... 3 pontos:

  1. Como acha que será seu negócio e sua vida após o Cisne Negro Covid-19? (não acredite que será igual)
  2. Onde e com quem você investe seu tempo com as 5 ações recomendados pelo Bruno?
  3. A quem pode confiar sobre o seu negócio e sua vida pessoal para que possa ouvir críticas e revisitar seu caminho a seguir?

 

Enfim, por hoje é isso.

 

Você pode iniciar o seu investimento por aqui... Em 2019 criamos na TRATTO um projeto com esta premissa, que proporcionasse o aprimoramento pessoal e a evolução de cada um. E com alguma frequência abrimos a oportunidade para novos membros. Para saber mais, clique aqui.

 

Um abraço!!!

Daniel.

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: