Pessoas e Liderança - Onde fica a melhor fazenda do mundo?


Era uma vez a minha infância, lá no Mato Grosso, Estado que hoje ocupa o 1º posto em faturamento dentro das propriedades rurais brasileiras, com R$ 82,8 bi, segundo o MAPA (total Brasil é R$ 564,3 bi). Naquela época, a migração de famílias sulistas estava se iniciando, e me recordo de vários colegas de escola com olhos e cabelos claros que chegavam a cada ano, vindos do sul do país.

___“Daniel, não vai me dizer que a melhor fazenda do mundo é de algum amigo antigo seu...”

Não é isso... Voltei aos meus tempos de criança, de quando jogava bola descalço, porque uma lembrança muito marcante deste tempo foi algo que eu olhava todos os dias, e que até hoje vem à minha mente, com muita frequência. Um quadro que decorava meu quarto, logo acima da minha cama, com a foto que você verá logo abaixo, do Snoopy. A única diferença, era que no meu quadro tinha uma frase escrita que era:

“A grama do vizinho sempre é mais verde... até você descobrir que é artificial”

TRATTO Consultoria

Fui entender esta metáfora quando já era mais crescido, porém demorei mais tempo para aprender que o nosso cérebro tenta nos “enganar”, ao fazer comparações indevidas, e com coisas distintas (obrigado Daniel Kahneman).

___“Daniel, lá vem você de novo com essas histórias. Me fala logo onde fica essa melhor fazenda do mundo...”

Bem... vamos lá então! Direto ao ponto.

Talvez a melhor fazenda do mundo esteja sim no Mato Grosso, mas só se você viver lá. De fato, a melhor fazenda do mundo é, ou deveria ser, a sua. É ali o seu dia a dia, é ali que está o seu patrimônio, e é ali que está o seu futuro e a sua felicidade.

E quando começar a achar que a fazenda do vizinho é melhor que a sua, questione-se. Encontre a razão de estar pensando assim, agradeça pelo que você tem, pelo que você é... e por fim assuma desafios diferentes e transforme sua maneira de agir para efetivamente encontrar os resultados que busca.

E se não for assim, é bem provável que o negócio piore, e que você fracasse, ou desista. Já imaginou como seria sua vida sem a fazenda? Como iria se sentir?

Para já, vou te dar 3 dicas para que você não caia nesta armadilha em que sua mente pode te colocar:

1 – Evite comparações, pois elas sempre serão injustas, e vão te fazer se sentir mal na maioria das vezes. Não existem fazendas iguais, assim como não existem gestores com perfis de risco idênticos.

2 – Use (e abuse) da sua rede de contatos para entender mais sobre os negócios dos outros, mas sempre com a clareza de que deverá adaptar (e não copiar) as melhores ideias e práticas para a sua realidade.

3 – Acredite que você pode (e merece) ter um projeto agro lucrativo, e que te faça querer acordar todos os dias antes do sol raiar para estar por lá. Se você não acreditar, quem irá?

 

Um abraço, Daniel.

 

E caso precise partir de alguma base, algum referencial, recomendo fazer um diagnóstico sobre o seu negócio agro (em 5 minutos), clique aqui. Temos nossa ferramenta (ainda gratuita!), o Índice TRATTO, que te dá a “foto” do seu negócio hoje, e que poderá te ajudar a abrir a cabeça para os próximos passos. Vai lá!

 

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: