Estratégia - O “novo” calcanhar de Aquiles das fazendas brasileiras


O impacto do mundo digital no agronegócio e estratégia para fazendas brasileiras.

 

Recentemente fiz uma palestra em um fórum de inteligência digital e o tema foi “O impacto do mundo digital nas famílias do agronegócio”.

Foi muito interessante participar do evento, pois pude acompanhar mais de perto como anda esse mundo digital, com as pessoas que trabalham dia a dia no assunto. Logo após minha fala, fui questionado por um dos presentes com uma pergunta interessante:

“Por que o pecuarista tem receio à inovação e mudanças rápidas?”

Bom, quem sabe você está se perguntando o que isso tem a ver com a foto que ilustra este texto e com o título desta postagem…

Não sei se você se lembra da história de Aquiles… ele ficou conhecido por ser um guerreiro invulnerável, mas caiu por um ferimento simples. Segundo as versões históricas, a sua morte teria sido causada a partir do ferimento feito por uma flecha envenenada que atingiu seu calcanhar. A expressão “calcanhar de Aquiles” que indica a principal fraqueza de alguém, teria aí sua origem.

 

“Qual o calcanhar de Aquiles de produtores rurais?”

Com aquele questionamento que me foi feito, concluí que a inovação e as atualizações tecnológicas seriam o novo “calcanhar de Aquiles” dos produtores rurais (em especial os pecuaristas) e aí está uma grande fraqueza destes, pois esta aversão ou demora histórica na adaptação às novas tecnologias, vai impedi-los de evoluir de com mais eficiência no seu negócio. Isso pode levá-los a sair da atividade em um prazo não muito distante, porque as mudanças deverão, cada vez mais, acontecer com velocidade muito alta.

 

As fazendas do futuro e o Legado Familiar

Te garanto que as fazendas do futuro vão ter que utilizar as tecnologias mais modernas, seja para conseguir maior precisão na produção, alcançar objetivos com maior rapidez, acompanhar a evolução do mercado e mesmo para permanecer no negócio.

Você já imaginou que você e sua família podem ter que sair da atividade se não se adaptarem em tempo? Já pensou que o legado familiar pode não ser passado adiante se você não tomar uma ação rápida? O sucesso até hoje não garante em nada o seu futuro, e você sempre terá que se renovar.

Este futuro não está tão longe assim e eu vou te mostrar com alguns exemplos:

 

AGRICULTURA – Climate Fieldview

Climate fieldview: É uma plataforma de agricultura digital, que coleta e processa automaticamente dados de campo e te ajuda a avaliar a performance de cada talhão, do plantio à colheita. A Monsanto comprou essa tecnologia por 1 bilhão de dólares lá em 2013 e já está ativa no Brasil faz um tempo já. Nos EUA já dá soluções online para mais de 15 mil fazendas.

 

PECUÁRIA – Soluções de Aprendizado, performance e acompanhamento para o agronegócio

Pasto Online: É uma plataforma de aprendizado e troca de experiências com foco em pastagens totalmente online. Você pode buscar conhecimentos específicos e trocar informações com pessoas do país todo e assim melhorar a sua eficiência de produção e colheita de forragens.

Olho do DonoAcompanhamento dinâmico do peso dos animais, sem curral, sem estresse e sem balança. Uma leitura 3D faz a estimativa do peso dos animais com boa precisão.

E tem muuuuito mais...

 

Bem… em nosso ponto de vista, as fazendas do futuro serão empresas com regras, controles e gestão executiva, lideradas por um membro da família ou contratado no mercado (executivo de fazendas). Deverão acompanhar com agilidade a revolução tecnológica para acompanhar o mercado para ter destaque, e mesmo para sobreviver como unidade familiar.

 

3 dicas para você preparar o futuro de sua fazenda

Abaixo elenquei 3 dicas para você começar a implementar e preparar o futuro da sua fazenda:

1 – Desenvolva o hábito de ler e estudar assuntos que te tirem da sua zona de conforto, como gestão empresarial, finanças e tributos com foco no agro: você já precisa disso e quem sabe ainda não parou para se preparar;

2 – Acompanhe com agilidade a revolução tecnológica para seguir o mercado, se sobressair na sua atividade e manter seu legado e patrimônio para mais gerações;

3 – Procure aproximar a sua família do negócio e traga a geração mais nova para perto. Eles são o seu futuro e entendem muito das inovações e tecnologias, pois são nativos digitais e tem um grande poder de resolução de problemas usando a tecnologia.

 

Abraço,
Daniel Pagotto.

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: