Governança - Você está preparado para os eventos não controláveis dentro do seu agronegócio familiar?


A Governança e os eventos “NÃO CONTROLÁVEIS” no ambiente das Famílias do agronegócio.

 

As famílias do agronegócio, de maneira geral, desenvolvem sua atividade em um ambiente ESTÁVEL, onde as situações normalmente acontecem com um perfil próximo à expectativa gerada para cada evento.

 

Na pecuária esta particularidade é mais visível com relação a preços, uma vez que dificilmente vemos oscilações maiores que 10% ao ano (nesta conta deve-se descontar inflação anual), tanto no valor da arroba vendida, como também na aquisição dos insumos. Esta volatilidade não permite saltos exponenciais de crescimento, e muito menos leva alguém à falência, ou necessidade de se desfazer de ativos. No caso da agricultura a fotografia é um pouco diferente, mas não deixa de ser confortável em anos normais.

 

A possibilidade de problemas mais sérios começa a ocorrer quando algum evento NÃO CONTROLÁVEL de maior força passa a atuar no ambiente de negócios, que pode ser desde uma pequena geada até uma grave seca, uma disputa judicial, ou o falecimento do patriarca. Neste momento o ambiente passa a ser EM TRANSFORMAÇÃO nas situações mais leves, ou TURBULENTO para casos de gravidade maior, onde há risco de perda de patrimônio e mesmo a dissolução daquele negócio familiar.

 

Os produtores focam profundamente na produção do seu ativo (arrobas, grãos, madeira, etc), mas dão menor ênfase  em alguns processos que minimizam os riscos nas épocas turbulentas, por dois fatores principais:


a) sensibilidade na discussão de alguns assuntos: por exemplo uma revisão salarial coerente para cada membro da família em virtude de suas funções ou a discussão como será a sociedade após a morte dos pais;


b) alguns temas são "ameaças": poucas pessoas ficam confortáveis em discutir preventivamente sobre a decisão a se tomar caso uma forte estiagem apareça e a produção de soja caia drasticamente ou, se os bancos não renovarem o crédito no próximo período ou, se aparecer um foco de febre aftosa na sua região.

 

Vale aqui lembrar e alertar para um fato muito importante: VOCÊ IRÁ PASSAR POR UMA SITUAÇÃO TURBULENTA NOS PRÓXIMOS 10 ANOS, independentemente do rumo que a economia brasileira tomar. No seu ambiente, é muito provável que haverá um fato externo, que você não poderá controlar, e que certamente pode ser minimizado com a implantação de algumas regras simples e práticas, que chamamos de PROCESSOS DE GOVERNANÇA.

 

Nos últimos anos, acompanhando centenas de Grupos familiares do agronegócio, pudemos verificar situações de mudança repentina deste ambiente normalmente estável para turbulento, e sempre houve forte desgaste no ambiente da Família e perda ou diluição de bens e receitas. Do mesmo modo, vimos vários Grupos saírem praticamente ilesos destas situações, e a análise comparativa mostrava que o diferencial para estes casos era a existência de processos de governança bem definidos.

 

Em nossa visão, a abordagem deste tema deve ser fomentada de maneira incisiva, para que as Famílias do agronegócio passem a discutir de forma enfática os diversos processos envolvendo governança, e passem a implantá-los em seus ambientes.

 

Por Daniel Pagotto.

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: