Pessoas e Liderança - Quer se transformar em um executivo do agronegócio? Veja o que fazer e como se preparar para fazer a diferença


Você já pensou em ocupar um cargo de liderança na fazenda da sua família? 

 

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que é preciso ter sabedoria e humildade para liderar. Afinal, as pessoas possuem personalidades distintas, e cabe ao líder ser capaz de mover sua família e equipe através de desafios, para que transformações e crescimento aconteçam no negócio familiar.

 

Quase sempre pessoas com formação no agronegócio, com paixão pelo trabalho no ambiente rural, procuram desenvolver e atualizar conhecimentos específicos sobre a parte produtiva, e isso quase sempre é mais prazeroso uma vez que está aí a essência do que escolhemos para as nossas vidas.

 

De todo modo, se você almeja alcançar um cargo de liderança e fazer a diferença, deverá também buscar conhecimentos em áreas onde as universidades de ciências agrárias normalmente não atuam. Deverá, por exemplo, desenvolver seu lado mais humano, aprender a lidar com pessoas e saber a melhor maneira de falar com elas. É fundamental buscar estudos e leituras sobre gestão de pessoas, como lidar com desafios e como se portar diante de situações de estresse e pressão, pois você será cobrado nestes pontos.

 

Jovens na faixa etária de 22 a 30 anos, candidatos a sucessores, são pessoas que estão se inserindo no mercado de trabalho após alguns anos de preparação e estudo sobre agronegócio. Recém-formados em boa parte dos casos, ávidos por trabalho e mudanças, devem ter claro em mente que ainda não estão preparados para liderar todas operações do ambiente familiar, e que a geração de cima, em tese, ainda é a mais preparada para estar à frente dos negócios.

 

Para que o sucessor se prepare para liderar o negócio familiar, já aos 35-40 anos, daremos algumas dicas de bons hábitos para um melhor desenvolvimento pessoal e profissional. Uma vez que o fato de ser filho do dono não te dá certeza da continuidade do legado familiar, gerado pelas gerações anteriores, algumas premissas são recomendadas para aumentar as chances de tudo dar certo.

 

Então vamos lá:

 

• Conheça pessoas e faça relacionamentos duradouros
Trabalhe em empresas do mercado no início da carreira, conheça as diversas regiões produtoras do país, visite muitas fazendas e faça um bom networking. Seguindo conceitos do  célebre escritor Jim Rohn, sempre tenha a sua volta pessoas que sabem mais do que você, e assim será forçado a crescer e a se desenvolver ainda mais.

 

• Estude assuntos desconfortáveis e não ligados diretamente ao agro
Pessoas do agronegócio naturalmente buscam assuntos de seu interesse e gosto, assuntos de “dentro da porteira” como dizemos. Porém, são os temas novos considerados, muitas vezes, “chatos”, que nos ajudam crescer e aprender mais, principalmente, quando o assunto é gestão. Use 10% do seu dia para este aprendizado e aprofunde seus conhecimentos sobre finanças e gestão de pessoas, por exemplo.

 

 Crie o hábito da leitura
Leitura constante apura sensivelmente o conhecimento e refina o vocabulário, proporcionando rápido incremento no seu nível de argumentação em discussões, além da evolução intelectual. Tente se colocar a meta de ler um livro por mês, e varie entre temas atuais, conhecimento específico e desenvolvimento pessoal. Audiobooks também facilitam muito para quem viaja muito, ou tem dificuldade com os livros de papel.

 

• Seja otimista
Pense em coisas positivas, seja sempre otimista. Deixar de reclamar e usar este tempo para coisas produtivas, que deixem sua cabeça mais leve e relaxada, vão te manter mais inspirado e feliz para seguir seus projetos. Filantropia e o hábito de ajudar pessoas também ajudam a trabalhar a autoestima e melhora a saúde mental.

 

• Exercite sua liderança desde cedo
Desde jovem busque a iniciativa de projetos, seja na universidade, no grupo de amigos, na propriedade rural, no trabalho, enfim ... tome a frente, assuma riscos e aprenda com os erros. Os seus erros e acertos no início da carreira é que vão te preparar, dar maturidade e te transformar em uma pessoa melhor e mais preparada para um “mundo de negócios” que te espera à frente.

 

Enfim, para buscar a transformação na sua vida, que inclua assumir as ações de uma propriedade rural ou de um projeto familiar, recomendamos seguir estas dicas, além de continuar com todo o aprendizado técnico, acompanhando a evolução nas questões produtiva e econômica dentro do ambiente familiar de negócios. Deste modo, você estará preparado para assumir a liderança, agregando valor ao legado e ao patrimônio familiar. Você terá todas as condições de tornar esse ambiente mais rico, longevo e saudável para todos.

 

Abraço, Daniel Pagotto.

 

Para muito mais conteúdo sobre esse tema, clique aqui agora mesmo.

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: