Governança - Quer viajar com a TRATTO nos 5 continentes para saber mais sobre sucessão e governança no agro?


Quer viajar com a TRATTO nos 5 continentes para saber mais sobre sucessão e governança no agro?

Você já imaginou viajar pelo mundo conhecendo diversos locais e pessoas conectadas à vanguarda da agricultura mundial? Trocar experiências, criar ideias, poder retornar ao Brasil com uma bagagem surpreendente e colocar grande parte das coisas em prática para ajudar muitas famílias de produtores rurais?

Pois bem… Esse programa existe! E tem um jovem brasileiro associado à TRATTO, fazendo isso neste exato momento… falaremos dele mais adiante, ainda neste texto.

Pra já, faz sentido uma breve explicação do programa. Criado em 1947 pela Nuffield, uma ONG de origem britânica que começou para que produtores rurais viajassem em busca de conhecimento e inovação para enfrentar os desafios de alimentação e da economia do país pós-guerra.

Tudo começou com o Mr. William Morris, empresário e filantropo, que proporcionou viagens internacionais a agricultores britânicos com o objetivo de identificar boas práticas agrícolas e abrir novos mercados para estimular a produção de alimentos e a economia nos tempos difíceis do pós-guerra.

 

Hoje, o programa consiste em quatro etapas principais, totalizando 16 semanas que devem ser cumpridas dentro de um período de 18 meses:

  1. Conferência (CSC)
  2. Viagem Global (GFP)
  3. Estudos Individuais (IR)
  4. Divulgação (R)

 

A conferência do novos “nuffieldianos” (Contemporary Scholars Conference) dura cerca de uma semana e reúne todos os bolsistas daquele ano. Ela ocorre cada ano em um país diferente. Já a viagem de foco global (Global Focus Program) consiste em um grupo de 7 a 10 integrantes viajando para 6 países em 6 semanas. Após esse período, vem as pesquisas e viagens individuais (Individual Research), serão 8 semanas, onde o foco é o tema individual de cada um. Nessa etapa, a viagem pode ser feita de modo escalonado.

A parte final de divulgação e escrita de um relatório final (Reporting) fecha o ciclo. Aqui o participante também deve apresentar os resultados de suas viagens e pesquisas em algum evento de destaque.

Todo este processo tem por objetivo desenvolver líderes para nosso setor agro que atuem nos três níveis: local, nacional e global.

Para participar do programa, você deve primeiramente escolher um tema para realizar sua pesquisa. É aqui que surgiu a conexão entre Nuffield e TRATTO no início de 2019: apenas 2 brasileiros foram selecionados para este ciclo e um deles é o Ollavo Tinôco, nosso associado para alguns assuntos que envolvem as novas gerações de produtores rurais. Foi aprovado com o tema “sucessão familiar e governança em propriedades rurais”.

O Ollavo é Engenheiro Agrônomo, produtor rural e atualmente trabalhar com sua família no Noroeste Paulista, produzindo ovos, cana de açúcar e pecuária de corte. Iniciou sua carreira aqui na TRATTO, onde se interessou muito pelo tema da sucessão, vivenciou conosco muitas histórias de famílias de produtores rurais e agora dá mais um passo para evoluir sua experiência com o tema.

O principal objetivo dele neste projeto é encontrar pontos positivos em comum, em diferentes países para os processos em questão e buscar maneiras de identificar fatores culturais e mesmo governamentais (leis, impostos, etc.) que facilitam ou dificultam os processos de sucessão e governança nas famílias de produtores rurais.

Enfim, vamos acompanhar o Ollavo, e com alguma frequência teremos novas histórias dele durante sua jornada (Na foto que ilustra este post, ele está no Parque Nacional Yosemite, Califórnia/USA). Vamos divulgar nas mídias da TRATTO (via E-mail, Instagram e Facebook), as experiências, descobertas de seu programa e quais as diferenças ele vai encontrar nos modelos de sucessão e governança em diversos países, dos 5 continentes do globo.

 

E se este assunto é do seu interesse, fique à vontade para enviar questões ao Ollavo, e para a nossa Equipe.

Um agradecimento para a Nuffield Internacional,

 

Por Daniel Pagotto e Equipe TRATTO.

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: