Estratégia - Fazendas e Futebol


Fazendas e Futebol

Se você acompanha futebol, acredito que sempre palpite na escalação do seu time ou da seleção brasileira, correto? Não devem faltar opiniões e prognósticos, não é mesmo?

 

Mas..., e no seu negócio, na sua fazenda...

 

Você está preparado para enfrentar o que virá? Tem uma estratégia ou esquema tático para se proteger e também para fazer gols?

 

Compartilharei contigo o fato que me inspirou a escrever esse artigo...

 

Nossa empresa foi procurada por dois irmãos, produtores rurais, e a conversa teve início com o tema futebol, pois um deles havia tido bastante contato com o time da cidade onde passei minha infância (no Mato Grosso) e no qual fui até "mascote" por alguns anos. Comentei que meu pai, um apaixonado por futebol, era o médico daquela equipe e que eu não perdia um jogo.

 

TRATTO Consultoria

Figura 1 - Time do União de Rondonópolis/MT, 1979 (eu sou a 2ª criança da direita, ao lado do meu grande amigo Lucas Perrone, na extreminadade).

 

Como não poderia deixar de ser, o assunto seguiu para a seleção brasileira, e muito discutimos o progresso do time com as particularidades do técnico Tite: inicialmente transformou nossa seleção em um time praticamente imbatível, a classificação sem complicações para a copa do mundo em 2018 e a crença de que poderíamos ter levado o hexa, mas ficamos fora no jogo com a Bélgica. E agora tudo vale de novo em 2022...

 

Em certo momento, com o papo já fluindo para o ambiente de fazendas, questionei como seria o “esquema tático” do negócio rural da família, para assim entender a melhor forma de apoiar aquele projeto.

 

Com a mesma empolgação presente na conversa sobre futebol, contaram-me detalhes sobre o melhoramento genético (que vinha de décadas), a nutrição animal, e da tecnologia de controle de rebanho através de softwares. Mencionaram também a implantação de um sistema de integração lavoura-pecuária que vinha revolucionando a região na qual atuavam, com incrementos em fertilidade do solo, que gerava produtividades nunca imaginadas. Realmente era um projeto interessante e pudemos validar que aquele negócio possuía um ataque e tanto, preparado para fazer muitos gols!

 

Em seguida, então, perguntei sobre a defesa e o meio-campo... se, assim como no ataque, também possuíam qualidade naqueles setores.

 

Neste momento os irmãos se entreolharam, e após alguns segundos, disseram-me que era este o motivo do encontro comigo. Reportaram, com certa amargura, sobre o momento que viveram após o falecimento do pai, no início de 2016.

 

A família passava por um problema sério e inédito, envolvendo uma discussão judicial, com os dois irmãos em um dos lados e a irmã (e o cunhado) do lado oposto. O desentendimento trouxe impactos severos ao negócio e, principalmente, às pessoas envolvidas. Mencionaram que a falta de conversas prévias e de planejamento em família acabou por gerar desacordos em relação à herança, e isso vinha impactando de modo vital no legado construído.

 

A estabilidade financeira, até então presente, havia se deteriorado com os custos dos impostos e inventário, além da dificuldade na renovação das boas linhas de crédito. Também  a equipe de colaboradores já não era a mesma, e diante das incertezas, vinha desestimulada e fragmentando-se. Em suma, não foi difícil concluir que, comparando com o futebol, aquele time, ao contrário da seleção do técnico Tite, estava a tomar um gol atrás do outro desde o falecimento do patriarca. Eram falhas na zaga e meio campo comprometendo o desempenho do time, e, por esse motivo, o desafio de virar o jogo e vencer o campeonato passou a ser difícil, senão, impossível.

 

Cabe aqui um alerta: o perfil de gestão do negócio destes irmãos é similar à maioria das famílias que atuam no agronegócio!

 

Este cenário pode ser confirmado por um estudo da Tratto Consultoria tendo por base o universo de quase 3 mil produtores rurais. O resultado nos permite inferir a ausência de planejamento e de regras de gestão em 75% dos casos.

 

O mesmo estudo retrata que não existe plano de capacitação para sócios e herdeiros em 81% deles, e que em apenas 35% das situações existe entendimento de segurança patrimonial diante de surgimento de um fator não controlável no negócio (falecimento do patriarca, crise econômica, clima, etc.).

 

TRATTO Consultoria

Figura 2 - Perfil de propriedade rural predominante no agronegócio brasileiro: "com falhas na zaga e meio-de-campo". 

 

E você...Já imaginou que poderá vivenciar a mesma situação no seu negócio familiar? Parou para pensar como sua paixão pela fazenda pode transformar-se em um pesadelo, caso não se preocupe com temas vitais para a continuidade do legado construído?

 

Os irmãos citados, sempre desfrutaram uma vida feliz, apoiando o pai na transformação de uma fazenda bruta em um projeto de elevado desempenho técnico e significativa eficiência, entretanto vivem hoje um sofrimento e angústia que não merecem e sequer imaginaram passar em algum dia.

 

Para evitar circunstâncias como estas, temos convicção da necessidade de conhecimento profundo de mecanismos de gestão que proporcionam o planejamento, controles e continuidade do seu negócio rural. Estas ferramentas são primordiais para que o patrimônio persista por gerações e traga sucesso e satisfação ao grupo familiar, pois o negócio deve prosperar e a família deve estar feliz e em harmonia!

 

A partir desta premissa, elencamos um modelo de “time” que seguramente trará alegrias e que deverá ganhar campeonatos mesmo em tempos difíceis:

 

TRATTO Consultoria

Figura 3 - Perfil de gestão rural pronta para vencer campeonatos. 

 

 1 – Interação Familiar e Sucessão: seu gol estará vazio se estes assuntos não fizerem parte da pauta das conversas da família;

 2 – Governança: a criação de regras e controles é importante para um grupo que quer seguir firme e consolidado por gerações;

 3 – Ambiente Jurídico: é essencial um acompanhamento dos aspectos legais relativos a qualquer ramo de negócio, inclusive no meio rural;

 4 – Finanças: é essencial planejar, orçar e trabalhar a retaguarda, para ter controle e programas para minimizar riscos financeiros;

 5 – Gestão da Equipe: formar e manter colaboradores engajados é fundamental para atingir objetivos;

 6 – Estratégia: se você não sabe exatamente onde quer chegar, não saberá o caminho a seguir e nem quem poderá te apoiar durante o percurso;

 7 – Consultores Externos: o suporte de especialistas, faz a diferença no resultado;

8 – Nutrição: seja nutrição animal ou de plantas, não existe resultado expressivo sem recomendações específicas e complexas;

 9 – Genética: essencial para quem busca desempenho;

 10 – Estrutura e Fertilidade do Solo: cuidar do ambiente onde as raízes vão buscar nutrientes é a chave para um sistema de produção de sucesso;

 11 – Sistemas de Informação e Rede de Relacionamentos (Networking): a tecnologia chegou ao campo, e deve estar no ataque do time titular.

 

Reflete agora: sua fazenda, o seu negócio rural, se enquadra ou pode atuar com a estrutura atual? Para quais posições você deve contratar pessoas?

Ah...e o Tite?

Como qualquer brasileiro que acompanha futebol, noto que a maioria dos times coordenados pelo Tite são equipes que tomam poucos gols, e que depois de certo tempo, passam a fazer muitos gols. Você parou para pensar por que isso ocorre?

 

A justificativa está no time estar preparado para defender-se sob qualquer situação, e assim, não tomar gols e consequentemente, não perder jogos. Com o tempo, o entrosamento, e com a defesa sempre alerta, o ataque também passa a fazer gols e o time torna- se praticamente imbatível.

 

O mesmo ocorre, ou, pelo menos, deve acontecer no meio rural: você deve ter uma boa defesa escalada. Planeje para reduzir os impactos que podem te atingir quando incidirem os fatores não controláveis.

 

Então, se em sua fazenda, tem um ataque forte, com o foco na quantidade e peso de bezerros desmamados, quantidade de sacas de soja colhidas/ha, fertilidade de solo...a recomendação que fica é: organize também a defesa, pois é certo que você precisará dela!

Até a próxima.

Daniel Pagotto

PS.: Se entende que o seu "time" e sua fazenda precisa de reforço, clique no link abaixo e conheça uma ferramenta que pode fazer a diferença para você!

Quero ver!

 

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: