Quer viajar com a TRATTO nos 5 continentes para saber mais sobre sucessão e governança no agro?

GOVERNANÇA – Por Daniel Pagotto.

Você já imaginou viajar pelo mundo conhecendo diversos locais e pessoas conectadas à vanguarda da agricultura mundial? Trocar experiências, criar ideias, poder retornar ao Brasil com uma bagagem surpreendente e colocar grande parte das coisas em prática para ajudar muitas famílias de produtores rurais?

Pois bem… Esse programa existe! E tem um jovem brasileiro associado à TRATTO, fazendo isso neste exato momento… falaremos dele mais adiante, ainda neste texto.

Pra já, faz sentido uma breve explicação do programa. Criado em 1947 pela Nuffield, uma ONG de origem britânica que começou para que produtores rurais viajassem em busca de conhecimento e inovação para enfrentar os desafios de alimentação e da economia do país pós-guerra.

Tudo começou com o Mr. William Morris, empresário e filantropo, que proporcionou viagens internacionais a agricultores britânicos com o objetivo de identificar boas práticas agrícolas e abrir novos mercados para estimular a produção de alimentos e a economia nos tempos difíceis do pós-guerra.

Hoje, o programa consiste em quatro etapas principais, totalizando 16 semanas que devem ser cumpridas dentro de um período de 18 meses:

  1. Conferência (CSC)
  2. Viagem Global (GFP)
  3. Estudos Individuais (IR)
  4. Divulgação (R)

A conferência do novos “nuffieldianos” (Contemporary Scholars Conference) dura cerca de uma semana e reúne todos os bolsistas daquele ano. Ela ocorre cada ano em um país diferente. Já a viagem de foco global (Global Focus Program) consiste em um grupo de 7 a 10 integrantes viajando para 6 países em 6 semanas. Após esse período, vem as pesquisas e viagens individuais (Individual Research), serão 8 semanas, onde o foco é o tema individual de cada um. Nessa etapa, a viagem pode ser feita de modo escalonado.

A parte final de divulgação e escrita de um relatório final (Reporting) fecha o ciclo. Aqui o participante também deve apresentar os resultados de suas viagens e pesquisas em algum evento de destaque.

Todo este processo tem por objetivo desenvolver líderes para nosso setor agro que atuem nos três níveis: local, nacional e global.

sucessão e governança no agro

Ollavo Tinôco, no Parque Nacional Yosemite, Califórnia/USA.

Para participar do programa, você deve primeiramente escolher um tema para realizar sua pesquisa. É aqui que surgiu a conexão entre Nuffield e TRATTO no início de 2019: apenas 2 brasileiros foram selecionados para este ciclo e um deles é o Ollavo Tinôco, nosso associado para alguns assuntos que envolvem as novas gerações de produtores rurais. Foi aprovado com o tema “sucessão familiar e governança em propriedades rurais”.

O Ollavo é Engenheiro Agrônomo, produtor rural e atualmente trabalhar com sua família no Noroeste Paulista, produzindo ovos, cana de açúcar e pecuária de corte. Iniciou sua carreira aqui na TRATTO, onde se interessou muito pelo tema da sucessão, vivenciou conosco muitas histórias de famílias de produtores rurais e agora dá mais um passo para evoluir sua experiência com o tema.

O principal objetivo dele neste projeto é encontrar pontos positivos em comum, em diferentes países para os processos em questão e buscar maneiras de identificar fatores culturais e mesmo governamentais (leis, impostos, etc.) que facilitam ou dificultam os processos de sucessão e governança nas famílias de produtores rurais.

Enfim, vamos acompanhar o Ollavo, e com alguma frequência teremos novas histórias dele durante sua jornada. Vamos divulgar nas mídias da TRATTO (via E-mail, Instagram e Facebook), as experiências, descobertas de seu programa e quais as diferenças ele vai encontrar nos modelos de sucessão e governança em diversos países, dos 5 continentes do globo.

E se este assunto é do seu interesse, fique à vontade para enviar questões ao Ollavo, e para a nossa Equipe.

Um agradecimento para a Nuffield Internacional,
Daniel Pagotto e Equipe TRATTO.

Compartilhe!

Gostou? comente !!!

3 Comentários até agora
    Juliana Manente Perrone dos Reis - março 29, 2019

    Parabéns à Equipe Tratto e Nuffield Internacional!
    Que essa jornada seja repleta de novos conhecimentos e experiências!
    Será não só um prazer, como uma grande oportunidade de aprendizagem poder compartilhar um pouco de tudo isto através de vocês!

    Um abraço!
    Juliana M. P. Reis
    Cia. Agropecuária Monte Alegre

    Teresa Marcia Morais - março 31, 2019

    Parabéns a TRATTO, por mais uma vez inovar e proporcionar o desenvolvimento do setor Agro brasileiro.

    Ranieri Martin - abril 1, 2019

    Parabéns por proporcionar esse acompanhamento junto ao Olavo. Tenho muita curiosidade em conhecer os mecanismos societários de sucessão e proteção patrimonial em outros países. Esta será uma ótima oportunidade. Boa viagem.



Sua Mensagem

Blog - Artigo gestao financeira

Os 5 passos essenciais para apurar o lucro da sua fazenda

Aquiles

O “novo” calcanhar de Aquiles das fazendas brasileiras

Einstein

Como Einstein pode te ajudar na sua fazenda? E por que isso pode fazer toda a diferença no seu futuro?

Av. Getúlio Vargas, 18-46 Cj. 712
(14) 3879.8338 CEP 17017-383 Bauru-SP