A era dos milhões! Como cuidar do seu patrimônio rural?

A informalidade na gestão vai afetar negativamente sua fazenda e o seu patrimônio rural.

ESTRATÉGIA – Por Daniel Pagotto.

No último sábado estive em um evento com vários amigos antigos, todos atuantes no agronegócio, e muitos deles produtores rurais. Na conversa com um deles, entre uma cerveja e outra, falamos sobre a informalidade que se tem na gestão das propriedades rurais e como isso pode afetar negativamente os negócios dessas famílias.

Foi ali que ele me contou que não fazia nenhum tipo de controle de gestão na sua produção de bovinos da fazenda de Goiás, mas a fábrica de embalagens da família era muito organizada, com uma série de regras e controles.

Então, em tom de brincadeira, concluímos que a empresa seria passada de geração em geração, mas a fazenda teria que ser vendida quando surgisse uma crise mais forte! Ele tomaria decisões aleatórias e erráticas, pois sem controles e informações teria que contar com a sorte para que o projeto da fazenda pudesse persistir.

Quais as mudanças necessárias para uma atividade rural de sucesso?

A partir desse momento começamos a falar sobre as mudanças que ele deveria desenvolver se quisesse permanecer no negócio durantes os próximos anos e para que seu filho, que adora a fazenda, pudesse um dia continuar a desenvolver a atividade rural que já vem na família desde a década de 1980.

Você deve estar se perguntando o que essa conversa conecta com a foto acima, do Neymar com a camiseta do Batman assinando sua transferência ao PSG !?!

O fato é que estamos em uma era onde a supervalorização de alguns ativos proporciona um novo momento para vários negócios distintos. No caso do Neymar Jr, a maior transferência da história do futebol, por cerca de 222 milhões de euros, roubou a cena e as manchetes dos jornais do mundo por alguns dias. Será que haverá retorno sobre o investimento?

Alteração nos ativos de terras

Caindo para o lado do agronegócio, houve também uma valorização histórica nos ativos de terras, e hoje conheço famílias com imóveis rurais avaliados com semelhança aos valores mencionados acima. De todo modo não precisamos ir muito adiante, pois se você e sua família possuem uma pequena propriedade, é provável que estejam com patrimônio na casa do milhão. Já se possuem uma propriedade média, por volta de 500 hectares, é capaz que esteja valendo mais de R$ 5 milhões, quem sabe R$ 10 milhões se for região valorizada.

Gestão do negócio rural

O alerta hoje é:

Como anda a gestão do seu negócio rural que vale alguns milhões? Já parou para pensar que possivelmente está sendo conduzido com uma gestão aquém do esperado para o patrimônio e esforço envolvidos?

E já parou para pensar que, assim como o filho do meu amigo pode ter o sonho interrompido, isso também pode acontecer na sua família?

Ações essencial para o negócio rural

Lá com meu amigo discutimos algumas ações essenciais para estruturar o ambiente estratégico e financeiro do negócio rural dele, e quem sabe estas dicas poderão te ajudar também:

1. Plano Estratégico

Estruture um plano estratégico que contemple: objetivos (o que fazer), estratégia (como fazer) e pessoas (quem vai fazer). Nos nossos programas recomendamos montar esta ferramenta para o curto prazo (até 12 meses) e também para um prazo mais longo (36 meses);

2. Política de Riscos para o Negócio Rural

Instale uma “política” para seu negócio rural. Crie e alinhe com a família algumas regras sobre os riscos que estão dispostos a correr, que deverá envolver o endividamento/patrimônio, perfil de prazos das dívidas, alçadas para decisões de maior impacto, e demais ações que envolvam risco ao patrimônio;

3. Orçamento Anual

Tenha um orçamento anual, onde todas as receitas e despesas esperadas para aquele período serão mapeadas. Esta ferramenta vai te apoiar no entendimento da viabilidade do seu negócio e também no seu fluxo de caixa.

É fato que o agronegócio deve se atualizar e ser conduzido com perfil mais formal e empresarial, e isso inclui a gestão em propriedades rurais.

Alguns estudos recentes sustentam que o Brasil deverá produzir ao redor de 40% do incremento da demanda mundial de alimentos para os próximos 20 anos.

Você vai ficar fora disso?

Compartilhe!

Gostou? comente !!!



Sua Mensagem

Aquiles

O “novo” calcanhar de Aquiles das fazendas brasileiras

Einstein

Como Einstein pode te ajudar na sua fazenda? E por que isso pode fazer toda a diferença no seu futuro?

“144 minutos”_ Ferramenta de gestão para executivos do agro

“144 minutos”: Ferramenta de gestão para executivos do agro

Av. Getúlio Vargas, 18-46 Cj. 712
(14) 3879.8338 CEP 17017-383 Bauru-SP